O Que Não Comer Com Dor De Garganta?

O Que Não Comer Com Dor De Garganta
O que não comer com dor de garganta – Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor. Os sucos de frutas ácidas, como laranja ou abacaxi também devem ser evitados, pois podem aumentam a dor ao passar na garganta inflamada.

O que piora a dor de garganta?

Quer acabar com a dor de garganta sem tomar remédio?

Alguns alimentos “arranham” a garganta. – Verdade. Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

O que não devo comer quando estou com a garganta inflamada?

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso. ‘Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada ‘, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

O que comer quando está com dor de garganta?

O que é bom para desinflamar garganta inflamada?

Porque a dor de garganta piora à noite?

Se a sua garganta inflamada o mantém acordado durante a noite, não está sozinho. Muitas pessoas concordam que uma garganta inflamada é mais fácil de gerir durante o dia, mas tende a ser terrível durante a noite e ao início da manhã . Todos queremos ter uma boa noite de sono, mas para alguns, infelizmente, é impossível.

  • Vamos dar uma vista de olhos em algumas das questões mais importantes sobre dormir e recuperar e como uma boa noite de sono pode ajudar a aliviar a inflamação da sua garganta;
  • Porque é que uma dor de garganta piora durante a noite? Durante o dia, o seu corpo engole saliva de forma natural;

Isso ajuda a que o seu muco nasal flua por entre o nariz e a garganta. Isto é o que o faz assoar-se com maior regularidade sempre que sente as suas cavidades nasais obstruídas. Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

  • Quando a quantidade de muco aumenta na sua garganta, é mais fácil para o seu corpo respirar através da boca o que faz com que a inflamação da garganta piore;
  • A sua garganta fica seca e isso acaba por causar uma maior irritação da mesma;

Porque é que dormir é importante? Dormir bem é uma parte essencial da proteção natural do seu corpo contra doenças. Se dorme mal está mais suscetível a infeções virais. Na verdade, estudos mostram que é bastante benéfico dormir mais quando se está doente.

Pessoas que têm uma maior dificuldade em dormir têm 4. 5 vezes maior probabilidade de desenvolverem uma doença que aqueles que dormem sete ou mais horas . É por isso que uma boa altura para aliviar a inflamação da sua garganta é antes de ir para a cama.

O nosso infográfico mostra-lhe os benefícios de uma longa noite de sono e o impacto que tem na prevenção e recuperação de uma dor de garganta. O que posso fazer para ter uma boa noite de sono? Quando adoece, o seu corpo procura ter o máximo de água e nutrientes para melhorar o seu sistema imunitário.

  • O corpo humano apenas consegue fazer parte do trabalho sozinho;
  • É por isso que precisa de lhe fornecer tudo aquilo que ele necessita;
  • Antes de ir dormir, use o Strepfen Spray para a garganta inflamada;
  • Vai acalmar a sua garganta e proporcionar um alívio rápido da dor;

O ingrediente ativo é o flurbiprofeno sendo que está clinicamente comprovado que alivia a dor da garganta inflamada e reduz a inflamação durante horas. É fácil e rápido de usar, e não contém açucares, por isso não precisa preocupar-se em lavar os dentes novamente depois de o usar. Pode também praticar estas táticas de tratamento tão bem conhecidas, que o poderão ajudar a ver-se livre da sua dor de garganta:

  • Gargarejar com água salgada
  • Usar um humidificador
  • Beber líquidos
  • Inalar vapores
  • Dormir inclinado

Por favor, consulte um médico ou um farmacêutico se os sintomas persistirem. Agora que sabe quão importante é dormir durante a recuperação de uma garganta inflamada, não deixe que esta o mantenha acordado durante a noite! Para um plano de como se livrar de uma garganta inflamada, veja o nosso guia gratuito. http://www. nytimes.

com/health/guides/symptoms/sore-throat/overview. html http://home. bt. com/lifestyle/health/sleep/bad-cough-keeping-you-awake-at-night-ten-ways-to-curb-it-11364016924472 http://www. huffingtonpost. com/2014/04/24/sleep-sick_n_5193328.

html http://www. nbcnews. com/health/health-news/sleep-fights-colds-study-finds-n419141.

Qual fruta é boa para dor de garganta?

6 alimentos naturais que aliviam a dor de garganta – 1 – Couve: Rica em vitaminas A e C, a couve é um dos vegetais verde-escuros mais benéficos para nossa saúde. Possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizante, ajudando no combate das irritações na garganta.

Além disso, é fonte de ferro e outras substâncias, que ajudam a prevenir a anemia e a tornar o organismo saudável. 2 – Laranja: As frutas cítricas como a laranja, possuem uma quantidade considerável de vitamina C, antioxidante e anti-inflamatório responsável por fortalecer o sistema imunológico e deixar nosso corpo livre de enfermidades.

O limão também pode ser acrescido nesse grupo e contribuir com a melhora da garganta. 3 – Acerola: A fruta tropical possui um tamanho pequeno mas sua grandeza nutricional é extremamente notável. Rica em vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, ferro e fósforo, a fruta ajuda a prevenir os resfriados e gripes, diminuindo as chances de inflamações na garganta.

  • 4 – Goiaba: Saborosa, suculenta e nutritiva são apenas algumas das vantagens dessa fruta cheia de substâncias benéficas;
  • Com forte poder analgésico, a goiaba se torna um alimento perfeito para aliviar as irritações na garganta e na laringe;

5 – Cenoura: O vegetal é rico em vitamina A e C, que ajudam a combater as inflamações e ainda reforçam o sistema imunológico. A cenoura também é fonte de potássio e outras substâncias que ajudam a proporcionar bem-estar. Pode ser consumida crua ou cozinha em saladas e em forma de suco.

You might be interested:  Nódulo na virilha pode ser sinal de hérnia femoral

Como curar dor de garganta em 1 dia?

E bom tomar água gelada com dor de garganta?

Tomar sorvete ou bebida gelada piora a dor de garganta – Verdade e mentira Embora o gelado do sorvete ou das bebidas possa causar um alívio momentâneo, ele só ajudará se a dor de garganta for causada por um fator irritante, como a poluição. No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso.

Pode tomar Coca-cola com a garganta inflamada?

Médico ensina a forma correta de tratá-las, casos que necessitam de cirurgia e os perigos da automedicação. – As mudanças bruscas de temperatura afetam diretamente o nosso organismo. Uma das áreas do corpo que costuma sofrer bastante é a garganta. A mãe de Paulo guarda todas as receitas prescritas para o filho em apenas um ano.

“Em média uma caixa de antibiótico por mês. Tomou um vento, no outro dia a garganta já está inflamada, o nariz escorrendo”, conta Fabiana Colturato Duarte, professora. Tem gente que acha que essa dor chata e bastante incômoda só acontece quando há um problema na garganta, mas as infecções e inflamações podem atingir várias regiões desta parte importante do nosso corpo, ligada a digestão e a respiração.

Quando bactérias ou vírus atacam as amígdalas, estruturas arredondadas no fundo da boca, o paciente tem amidalite, um dos principais sintomas é a febre muito alta, que pode chegar aos 40 graus, além de muita dificuldade para engolir. Quando o paciente, adulto ou criança, tem mais cinco infecções nas amídalas por ano, a cirurgia para a retirada delas é indicada.

Mas será que elas fazem falta? “De alguma maneira elas produzem algumas células de defesa, mas não significa que a ausência delas provoque diminuição da defesa do organismo em quem retira as amídalas”, comenta Eduardo Younes, médico Tomar água gelada, refrigerante, sorvete faz mal para a garganta.

“Provoca vaso contrição, ou seja, chega menos sangue, menos proteção para aquela região e o abuso do gelado é fundamental para se desenvolver processos de dor e irritação na garganta”, explica o médico. Spray ou pastilhas resolvem? “Podem melhorar transitoriamente, você vai ter um alívio imediato e dali alguns minutos volta a ter processo de dor.

Você não está tratando a doença, você está empurrando o problema”, diz. Para esclarecer as dúvidas, o otorrinolaringologista Eduardo Younes participou de um bate-papo com os internautas. Ele falou sobre as infecções, os cuidados que devemos ter com remédios caseiros e como evitar irritações em ambientes com ar condicionado.

Veja abaixo os melhores momentos dessa entrevista: Dores na garganta Os primeiros sintomas são dor, febre e dificuldade para engolir. Precisa tomar cuidado, pois dependendo do caso podem ser tratados com simples analgésicos ou até com antibióticos. Se for uma infecção viral, pode evoluir para o aumento da dor.

Se for bactéria, podem ir para a corrente sanguínea e precisam ser controladas. Não deixem de procurar um profissional quando sentir um problema na garganta. Evite a automedicação e não menospreze dores na garganta.

Remédios caseiros Às vezes alguns remédios podem aliviar os sintomas, mas não curar o problema. Os sintomas podem evoluir depois de alguns dias ou semanas. Chás naturais ajudam temporariamente, não podemos ir contra, mas é fundamental que o médico verifique se a doença realmente passou com o remédio caseiro.

  • Ar condicionado É preciso que seja uma temperatura amena e que a manutenção seja muito bem feita;
  • Tente melhorar um pouco a temperatura alguns minutos antes de sair;
  • Mesmo no interior dos carros, diminua o ar antes de chegar ao local;

Se não puder controlar a temperatura, evite ficar com o ar batendo direto na pessoa, se possível mude a cadeira de lugar. Hidratação tanto da narina, com soro fisiológico, e via oral, bebendo muito líquido e água, também ajudam. Cirurgia É recomendada em casos de obstrução, em casos que impede a passagem de ar.

  • Outros fatores são quando se teminúmeras infecções que são muito fortes e precisam de antibióticos frequentemente;
  • Também em casos de tumores;
  • Isso tanto em crianças como em adultos;
  • Não precisa retirar se elas forem grandes, a não se que causem outros problemas;

Alergia Garganta é caminho de passagem de comida, bebida e impurezas, como poeiras e cheiros fortes. Isso entra em processo alérgico na garganta. Essas são realmente muito desagradáveis, provocam coceira e incomodam. Nesses casos jamais se toma antibióticos, precisa de um bom antialérgico receitado por um médico.

Tratamento O melhor é ter uma boa qualidade de vida. Uma boa alimentação, uma boa hidratação. É o mais comum e o mais simples. Existem alguns remédios que estimulam a defesa, mas não responde bem em todo mundo.

Também tomar cuidado com outras doenças, como refluxo, que provocam irritações na garganta.

Que suco é bom para dor de garganta?

É possível tratar a condição em casa – alguns ótimos remédios caseiros para auxiliar a cura da garganta inflamada são os chás de plantas medicinais, gargarejos com água morna e os sucos de frutas cítricas, como morango ou abacaxi.

Pode tomar suco de limão com a garganta inflamada?

Infecção de garganta é o tipo mais comum de doença entre todos as faixa etárias. Como é uma doença contagiosa causada por infecção bacteriana. A inflamação das amídalas, epiglote e úvula podem ocorrer durante uma dor de garganta. Coceira e dificuldade para comer podem resultar devido a isso.

  • Bebidas quentes, sopas e caldos são frequentemente recomendada, juntamente com medicação e cuidados adequados;
  • Pra ajudar nesse incomodo, listamos 10 Remédios naturais para dor de garganta e quais podem ajudá-lo a se recuperar rapidamente: Gengibre – Seu sabor forte ,amargo ,acalma e relaxa as coceira na garganta;

Além disso, O Gengibre tem propriedades antifúngicas que ajudam na prevenção de microrganismos que entram no corpo. O Gengibre também ajuda na diminuição da Tosse, uma vez que auxilia no aumento de salivação e secreção de muco. O chá de Limão com gengibre é muitas vezes dado aos pacientes que sofrem de dor de garganta, porque o Gengibre possui alguns óleos essenciais, antioxidantes e oleorresina.

Oleorresina é uma mistura de óleos essenciais, que restringe e alivia a tosse. Vários produtos químicos como gingerols, shogaols e zingerone encontrados no gengibre são úteis para a irritação da garganta.

Limão – O Limão contém uma grande quantidade de Vitamina C (53 mg para 100gms) que ajuda na prevenção e na cura de uma pessoa com a garganta inflamada. Além disso, o Limão é um agente anti-inflamatório e ainda ajuda na produção de anticorpos, que ajudam no combate contra os microrganismos no corpo.

  • Mel – O Mel tem propriedades anti-microbianas;
  • O consumo do mel durante uma infecção de garganta podem ser realmente útil, uma vez que ele reduz a inflamação da garganta;
  • Além disso o Mel juntamente com limão e água mostrou-se ser capaz de fazer maravilhas contra dor de garganta;
You might be interested:  Sentir Dor Na Nuca O Que Pode Ser?

O mel ajuda na inibição da desgranulação de mastócitos e, assim, reduz a várias reações alérgicas. Banana – A Banana é uma comida calmante para a garganta por causa de sua textura macia e suave. Ela é uma boa fonte de Potássio, Vitamina B6 e vitamina C. Cravo-da-índia – Os Óleos essenciais presentes nos dentes do Cravo-da-índia ajudam na prevenção da febre e da dor de garganta.

Cravo-da-índia têm propriedades anti-virais e anti-bacterianos que ajudam a manter os germes longe do corpo. Além disso, O cravo-da-índia auxiliar na prevenção da expectoração do sistema respiratório e elem podem ser frequentemente mastigada lentamente para proporcionar alívio da dor de garganta e prevenir a tosse.

Cenoura – As Cenoura cozidos ou no vapor é um excelente alimentos para a garganta. As cenouras são ricas em vitamina C, potássio e vitamina A, que podem ajudar a recuperar da dor de garganta. Pimenta Preta – A Pimenta Preta tem um efeito “quente” e calmante sobre o corpo que podem ser útil contra infecções, frio e dor de garganta.

Além disso, A Pimenta preta Tem propriedades anti-bacterianas e é rica em vitamina C, o que auxilia na inibição de micróbios prejudiciais entrem no corpo. O consumo de pimenta ajuda a aliviar o catarro e Podem ser consumido junto com mel para obter alívio da coceira na garganta.

Vinagre de Maçã – O Vinagre de Maçã podem ser consumida afim de reduzir a produção de catarro e dor de garganta. Ele Deve ser consumido junto com mel e Canela para obter melhores resultados. Além disso, O Vinagre de Maçã tem propriedades anti-bacterianas que ajudam aeliminar os germe e Podem ser consumido pela adição em saladas.

  • Chá com Mel e Limão – O Chá com Mel e Limão é um dos mais populares que existem e muito fácil de ser preparado;
  • E necessárias duas colheradas de mel e 1 de suco de limão em uma xícara de água fervendo, e adicione um saquinho de chá comum (como mate, Chá de Camomila ou Chá Verde );

Deixe esfriar um pouco e beba aos poucos, sua garganta ficará melhor rapidamente. Chá de Tomilho – Este chá acalmará a dor de garganta quase em minutos. Prepare-o com uma 1 colherada de tomilho em uma xícara de água fervendo. Coe, deixe amornar e faça gargarejos.

Quanto tempo dura a dor de garganta?

Desde o fim de dezembro de 2021, por causa do aumento de casos de COVID pela variante Omicron , recebo diariamente muitas mensagens, áudios e ligações de pacientes com DOR DE GARGANTA. Em outros verões, o normal seria vermos muitas amigdalites bacterianas, mas, nesse momento, toda DOR DE GARGANTA acaba sendo COVID.

Muitos têm uma dor de garganta mais fraca, ou até mesmo uma irritação na garganta. Alguns apresentam dores mais intensas, necessitando de medicamentos mais potentes ou uma combinação de analgésicos. Felizmente, pela minha experiência pessoal como médico otorrinolaringologista até agora, todos os casos de DOR DE GARGANTA em função de COVID evoluíram de modo benigno, sem complicações ou necessidade de internação.

Certamente, mais adiante veremos estudos detalhando o comportamento patológico da variante Omicron, mas uma coisa me parece certa. Ela gosta da garganta mais do que todas as outras. Quando a criança ou o adulto apresentam uma dor na garganta ao engolir, normalmente deve se tratar de uma inflamação na faringe. A maioria das inflamações da garganta são causadas por vírus, como na gripe ou nos resfriados. Cerca de 10% dos casos porém, são causados por bactérias. O exame clínico com ajuda ou não de exames complementares como o hemograma, a cultura ou o teste rápido ajudam a diferencias estas duas situações. Entre as bactérias causadoras de faringoamigdalites, destaca-se o Streptococcus beta hemolítico.

  1. Crianças muito pequenas normalmente param de comer ou choram ao se alimentar quando estão com a garganta inflamada;
  2. As Infecções faríngeas causadas por este germe devem ser prontamente tratadas, pois podem levar a complicações cardíacas sérias;

ins A amigdalite é uma inflamação específica das amígdalas, que se localizam na faringe. Nesta situação, as amígdalas se encontram inchadas, vermelhas e doloridas, eventualmente cobertas por uma secreção branca-amarelada. Pessoas que dormem com a boca aberta podem apresentar dor da garganta pela manha pelo ressecamento da faringe durante a noite.

Neste caso, além do tratamento para correção da respiração bucal, pode-se usar alguma forma para umedecer o ambiente. Infecções nasais como as sinusites, que resultam em drenagem de secreções do nariz para a garganta, também podem causar dor.

Os tumores malignos da faringe também podem trazer dor de garganta, embora sejam bem mais raros. Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

  • Alívio da dor e da febre. Deve-se fazer uso de medicação analgésicas na dose apropriada para o peso e a idade, como a dipirona, o paracetamol ou o ibuprofeno, sempre atento à possíveis alergias ou intolerâncias medicamentosas.
  • Dieta. A inflamação torna a garganta inchada e dolorida o que dificulta a ingestão de alimentos sólidos. Prefira a consistência líquida ou pastosa.
  • Evite o uso de sprays analgésicos pois além de serem pouco ou nada efetivos, podem causar alergia ou irritação.
  • Nunca faça uso de antibióticos por sua própria conta. A chance de você errar na escolha, dose, tempo de uso ou hora de começar é enorme. Além disto, a maioria das inflamações na garganta são de origem viral o que não requer o uso de antibióticos.
  • Caso não se possa engolir nem líquidos
  • Caso haja dificuldade de respirar
  • Caso a criança ou o adulto pareçam muito doentes (mal estado geral)
  • .

    O que fazer para aliviar a dor de garganta?

    faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

    Pode tomar dipirona para dor de garganta?

    Afinal, a dipirona monoidratada serve para dor de garganta?  – Não há registros científicos que comprovem que a dipirona monoidratada serve para dor de garganta. Por ser um analgésico, a dipirona alivia dores de nível moderado ou intenso, então alguns médicos podem receitá-la para auxiliar contra a dor de garganta.

    Contudo, isso não é comum, tendo em vista que as dores de garganta possuem uma origem viral ou bacteriana. Um analgésico como a dipirona não solucionaria esse problema. Além disso, hoje em dia existem outros tipos de analgésicos feitos exclusivamente para aliviar as dores de garganta.

    Por conta disso, a dipirona não costuma ser receitada para esse tipo de dor. No caso de uma amigdalite (inflamação nas amígdalas que pode causar dor de garganta), o uso de dipirona pode requerer um cuidado redobrado. Isso porque essa doença pré-existente pode mascarar os primeiros sintomas de angina agranulocítica, um problema que, apesar de raro, pode aparecer quando se faz uso de dipirona monoidratada.

    O que é melhor para dor de garganta quente ou frio?

    Quando se tem uma dor de garganta, é comum evitar-se alimentos demasiado frios como gelados ou bebidas com gelo, por se pensar que pioram as dores e a inflamação. Existe, aliás, a ideia de que ingerir este tipo de alimentos é prejudicial mesmo sem dor ou qualquer inflamação.

    Contudo, há também quem pense, pelo contrário, que estes alimentos podem ajudar a tratar a garganta inflamada mais rapidamente. Apesar de a relação dos alimentos e bebidas frias com as inflamações na garganta ainda não estar provada cientificamente, existem pessoas mais suscetíveis ao efeito do frio ao nível da garganta, explica Cristina Caroça, Otorrinolaringologista no Hospital CUF Infante Santo, em Lisboa.

    Isto não significa que seja desaconselhado ingerir este tipo de alimentos: na verdade, diz a especialista, após intervenções cirúrgicas da área da otorrinolaringologia recomenda-se, com frequência, a adoção de uma dieta fria, “pelo facto de desencadear uma diminuição da vascularização e “anestesiar” localmente”.

    • A especialista diz que o gelo pode, até, ajudar a reduzir a inflamação mais rapidamente, na medida em que baixa a temperatura corporal e ajuda a diminuir a sensibilidade à dor;
    • E, apesar de não existir um alimento que deva ser ingerido especificamente para tratar a dor de garganta, a sugestão de Cristina Caroça é que se opte por uma alimentação saudável que inclua frutas e legumes;

    Já alimentos que levem a uma maior produção de ácido no estômago e a um maior refluxo, como o café, o chá preto e o chocolate, por exemplo, devem ser evitados. Nem muito frio nem muito quente O ideal é não ingerir alimentos com amplitudes térmicas muito diferentes, já que isso irá fazer com que haja espasmo muscular, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos e um maior desgaste energético para estabilizar a temperatura corporal.

    “Qualquer variação na temperatura do corpo pode aumentar o stress celular e muscular”, explica Cristina Caroça. Para aliviar a dor, o mel, o chá de limão e o gengibre (em chá, preferencialmente) são algumas das opções, já que ajudam a diminuir a irritação na garganta.

    Também o alho tem propriedades anti-inflamatórias e a cenoura, que contém vitamina C, pode ser benéfica. Frutas como os mirtilos e os frutos vermelhos (as amoras, por exemplo), são ricos em antioxidantes e são uma proteção contra gripes e outro tipo de infeções.

    O que é melhor para garganta frio ou quente?

    Outro estudo avaliou que bebidas quentes oferecem maior alívio de sintomas desagradáveis, como espirros, tosse, coriza e dor de garganta.

    É bom tomar água gelada com dor de garganta?

    Tomar sorvete ou bebida gelada piora a dor de garganta – Verdade e mentira Embora o gelado do sorvete ou das bebidas possa causar um alívio momentâneo, ele só ajudará se a dor de garganta for causada por um fator irritante, como a poluição. No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso.

    Quantos dias pode durar dor de garganta?

    Desde o fim de dezembro de 2021, por causa do aumento de casos de COVID pela variante Omicron , recebo diariamente muitas mensagens, áudios e ligações de pacientes com DOR DE GARGANTA. Em outros verões, o normal seria vermos muitas amigdalites bacterianas, mas, nesse momento, toda DOR DE GARGANTA acaba sendo COVID.

    1. Muitos têm uma dor de garganta mais fraca, ou até mesmo uma irritação na garganta;
    2. Alguns apresentam dores mais intensas, necessitando de medicamentos mais potentes ou uma combinação de analgésicos;
    3. Felizmente, pela minha experiência pessoal como médico otorrinolaringologista até agora, todos os casos de DOR DE GARGANTA em função de COVID evoluíram de modo benigno, sem complicações ou necessidade de internação;

    Certamente, mais adiante veremos estudos detalhando o comportamento patológico da variante Omicron, mas uma coisa me parece certa. Ela gosta da garganta mais do que todas as outras. Quando a criança ou o adulto apresentam uma dor na garganta ao engolir, normalmente deve se tratar de uma inflamação na faringe. A maioria das inflamações da garganta são causadas por vírus, como na gripe ou nos resfriados. Cerca de 10% dos casos porém, são causados por bactérias. O exame clínico com ajuda ou não de exames complementares como o hemograma, a cultura ou o teste rápido ajudam a diferencias estas duas situações. Entre as bactérias causadoras de faringoamigdalites, destaca-se o Streptococcus beta hemolítico.

    Crianças muito pequenas normalmente param de comer ou choram ao se alimentar quando estão com a garganta inflamada. As Infecções faríngeas causadas por este germe devem ser prontamente tratadas, pois podem levar a complicações cardíacas sérias.

    ins A amigdalite é uma inflamação específica das amígdalas, que se localizam na faringe. Nesta situação, as amígdalas se encontram inchadas, vermelhas e doloridas, eventualmente cobertas por uma secreção branca-amarelada. Pessoas que dormem com a boca aberta podem apresentar dor da garganta pela manha pelo ressecamento da faringe durante a noite.

    Neste caso, além do tratamento para correção da respiração bucal, pode-se usar alguma forma para umedecer o ambiente. Infecções nasais como as sinusites, que resultam em drenagem de secreções do nariz para a garganta, também podem causar dor.

    Os tumores malignos da faringe também podem trazer dor de garganta, embora sejam bem mais raros. Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

    • Alívio da dor e da febre. Deve-se fazer uso de medicação analgésicas na dose apropriada para o peso e a idade, como a dipirona, o paracetamol ou o ibuprofeno, sempre atento à possíveis alergias ou intolerâncias medicamentosas.
    • Dieta. A inflamação torna a garganta inchada e dolorida o que dificulta a ingestão de alimentos sólidos. Prefira a consistência líquida ou pastosa.
    • Evite o uso de sprays analgésicos pois além de serem pouco ou nada efetivos, podem causar alergia ou irritação.
    • Nunca faça uso de antibióticos por sua própria conta. A chance de você errar na escolha, dose, tempo de uso ou hora de começar é enorme. Além disto, a maioria das inflamações na garganta são de origem viral o que não requer o uso de antibióticos.
    • Caso não se possa engolir nem líquidos
    • Caso haja dificuldade de respirar
    • Caso a criança ou o adulto pareçam muito doentes (mal estado geral)
Adblock
detector