Cefalexina Para Que Serve Para Dor De Garganta?

Cefalexina Para Que Serve Para Dor De Garganta
A Cefalexina é recomendada para o tratamento de infecções bacteriana, respiratórias como sinusite, causada por estreptococos. Sendo uma cefalosporina de primeira geração, o remédio tem ações contra as bactérias: Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Moraxella catarrhalis e Proteus mirabilis.

Neste artigo iremos analisar quando se deve usar a Cefalexina, causas e efeitos colaterais do medicamento. Antes de iniciar o tratamento com esse medicamento, leia com atenção essa bula. Cefalexina é um antibiótico pertencente à família das cefalosporinas, semelhante a família das penicilinas.

Ela é indicada em casos de distúrbios causados por bactérias e não doenças virais. Cefalexina é indicada em pré-operatórios, pois ela pode ajuda na prevenção de infecções após as cirurgias,  quando empregue 48 horas antes do ato cirúrgico. Normalmente ela atua direto no agente infeccioso combatendo o Staphylococcus aureus.

Um estudo feito com 22 pacientes, a cefalexina foi  utilizada no tratamento de 3 infecções na pele e de 22 infecções referentes ao trato urinário. A eficácia da cefalexina foi comprovada no tratamento das infecções de pele e de infecções urinárias em sistemas urinários normais em sua anatomia.

O antibiótico está instituído há muitos anos no mercado e você pode encontra-lo com diferentes nomes comercias entre eles estão: Entretanto o Keforal Cefalexina e o Cefagel estão entre os mais popularmente vendidos. Os dois são compostos de  Cefalexina monoidratada e serve para combater doenças de origem bacteriana.

  • As direfenças entre eles são: Keforal: Fabricado pelo laboratório Antibióticos do Brasil,  o Keforal é vendido em embalagens com 8, 40 até  200 cápsulas de Cefalexina monoidratada que contém 500 mg de cefalexina + excipientes por cápsula;

Cefagel: Fabricado por Multilab Ind. e Com. de Produtos Farmacêuticos Ltda, o Cefagel é vendido em embalagens contendo 10 ou 500 cápsulas de Cefalexina monoidratada de 500 mg cada. Quanto os efeitos colaterais da Cefalexina, existem poucos casos relatados. Porém, entre as incidências estão dor de estômago e diarreia (com sangue ou aguada).

Algumas mulheres relataram que sofreram com candidíase vaginal, efeito que ocorre em pessoas do sexo feminino que usam antibióticos. O remédio Cefalexina não é um medicamento que apresenta diversas contraindicações.

A menos que a pessoa tenha uma predisposição a alergia dos componentes das fórmulas, o medicamento pode ser tomado – seguindo orientação médica – sem receio. Porém alguns cuidados devem ser tomados para evitar riscos. Somente 10% dos indivíduos alérgicos a penicilina é que sofrem com problemas alérgicos às cefalosporinas.

Não deixe de avisar ao seu médico sobre qualquer alteração e sintomas que sinta. Se também já faz uso de algum medicamento, notifique-o e pergunte se não há perigo das fórmulas se encontrarem. A Cefalexina pode ser administrada por grávidas, sem contraindicações.

Quanto as lactantes, é preciso ter um pouco mais de atenção, já que normalmente os antibióticos são excretados pelo leite. Indica-se amamentar depois de oito horas da última dose ingerida. Mas em todo o caso o use a droga se realmente dor necessário com acompanhamento médico.

Ao contrário de outros medicamentos, mulheres que usam a pílula anticoncepcional podem tomar a Cefalexina sem que o efeito do comprimido seja reduzido. Assim como qualquer tratamento com antibióticos deve-se respeitar o tempo certo de tratamento, de dosagens e os horários certos de uso.

O antibiótico Cefalexina não deve ser excedido a 4 gramas, ou seja, 4000 miligramas por dia, pelos adultos. Em caso de bactérias mais leves, recomenda-se o uso de 500 miligramas, de 7 a 10 dias, ingeridos de 12 em 12 horas. Veja como tomar Cefalexina de acordo com cada caso específico e e caso de dúvidas leia a bula de Cefalexina.

  1. Para adultos, a Cefalexina é mais receitada em casos como faringite, amidalite, infecção de pele, cistite moderada, sendo recomendado 500mg do remédio a cada 12 horas;
  2. Para o tratamento de infecções do trato respiratório é recomendado a administração de 500mg  fármaco de 6 em 6 horas;

Para as crianças, a dose diária deve variar entre 12,5 a 50 miligramas por quilo de peso, necessitando a ser divididos por quatro tomadas diárias, estipulando de 6 em 6 horas. Para casos mais graves, pode se administrar até 100 miligramas. Lembrando da necessidade de contatar um profissional da saúde antes de realizar tomar qualquer medicação.

You might be interested:  Remedio Para Dor De Garganta Para Quem Amamenta?

Grávidas que sofrem com problemas de cistites podem utilizar tranquilamente o remédio Cefalexina, desde, é claro, que o médico tenha sido consultado e que não tenha nenhuma alergia aos componentes. A posologia de Cefalexina para esse tipo de tratamento são receitado concentrações de 500 miligramas do remédio, durante 7 dias, de 12 em 12 horas.

Para que alguns pacientes não desenvolvam um quadro de endocardite (doença de infecção no coração), geralmente pessoas que sofrem com doenças estruturais do coração, é permitido fazer uso, 30 a 60 minutos antes, de um procedimento odontológico, com posologia de 2 mil miligramas do remédio Cefalexina.

  • O medicamento, disponível para tratar infecções da pele como, otite média, cistite e furunculose, por exemplo, deve ser administrado de 6 em 6 horas, de 7 a 14 dias, com doses de 500 miligramas;
  • A cefalexina serve para dor de garganta, por se tratar de um antibiótico ele combate as bactérias controlando assim a inflamação e a infecção de garganta;

Portanto pessoas com problemas de amigdalites e faringites também podem utilizar o remédio. Nesse caso, a posologia aplicada é de 500 miligramas, de 12 em 12 horas, por 10 dias. Quanto a ingerir  o remédio Cefalexina de estômago cheio ou vazio, fica a critério do paciente.

Entretanto, recomenda-se tomar o medicamento com água e não com leite. Há relatos de que o cálcio disponível no alimento enfraquece a ação do antibiótico. Os sucos também não são indicados, pois podem aumentar a velocidade da absorção do remédio e tudo tem o tempo certo para a sua variação.

Em caso de superdosagem leve o paciente para um lugar arejado e e certifique-se que ele possui uma boa respiração. Não induza o vômito e procure imediatamente ajuda médica. Sempre que tomar algum medicamento, evite misturar com outros remédios para que o efeito não seja retardado ou até mesmo cortado causando risco a saúde.

Como tomar cefalexina para dor de garganta?

Como tomar – Como acontece com a maioria dos antibióticos, a sua dosagem e tempo de uso dependem de qual infecção estamos lidando. A dose máxima recomendada para adultos é de 4 gramas (4000 mg) por dia. As indicações mais comuns para o uso da cefalexina são as infecções de pele, como celulite ou erisipela.

  • Nestes casos, a dose mais indicada é 500 mg de 6/6 horas por 7 a 14 dias, dependendo da gravidade da infecção;
  • Nos casos de furúnculos, impetigos ou outras infecções menos graves da pele, a dose recomendada é de 500 mg de 12/12 horas por 7 a 10 dias;

Nos casos de cistite não complicada a cefalexina pode ser indicada, apesar de não ser a primeira opção de antibióticos na maioria dos casos. A cefalexina é uma boa opção para cistite em grávidas, pois a maioria dos antibióticos mais efetivos são contraindicados (leia: INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ ).

  1. Nos casos de cistite, a dose utilizada deve ser 500 mg de 12/12 por 7 dias;
  2. A cefalexina também é muito utilizada para tratar faringites e amigdalites;
  3. A dose recomendada é 500 mg de 12/12 horas por 10 dias;

Nos pacientes com doenças estruturais do coração, com maior risco de desenvolverem endocardite, recomenda-se a administração de 2 gramas (2000 mg) de cefalexina 30 a 60 minutos antes de procedimentos odontológicos. Nas crianças, a dose total diária da cefalexina costuma ser de 12,5 a 50 mg por quilo de peso, divididos por 4 tomadas diárias (6/6 horas).

You might be interested:  Dor De Garganta Forte O Que Fazer?

Qual o melhor antibiótico para dor de garganta?

Quantos dias tomar cefalexina para garganta?

Cafalexina comprimidos de 500 mg ou 1 g – Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas, durante cerca de 7 a 14 dias.

Para infecções do trato respiratório, causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes , é necessário usar uma dose de 500 mg a cada 6 horas. Infecções mais graves ou causadas por microrganismos menos suscetíveis requerem doses mais elevadas.

Se houver necessidade de doses diárias de cefalexina acima de 4 g, o médico deve considerar o uso de uma cefalosporina injetável, em doses adequadas.

O que é melhor para garganta inflamada amoxicilina ou cefalexina?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Cefalexina Para Que Serve Para Dor De Garganta Toda suspeita de amigdalite bacteriana deve ser confirmada com um exame específico, que atesta a presença de estreptococo beta hemolítico do grupo A na garganta. Após confirmada a presença da bactéria, associada a sintomas, deve ser usado o antibiótico. Cefalexina não é a melhor escolha nesses casos.

O que é bom para desinflamar a garganta?

Qual melhor remédio garganta inflamada?

Qual é a função da cefalexina?

PARA QUE SERVE CEFALEXINA? – Cefalexina é indicada para o tratamento de infecções do trato respiratório, otite média (inflamação no ouvido), infecções na pele e tecidos moles, infecções urinárias e infecções ósseas.

Quantos dias para desinflamar a garganta?

Desde o fim de dezembro de 2021, por causa do aumento de casos de COVID pela variante Omicron , recebo diariamente muitas mensagens, áudios e ligações de pacientes com DOR DE GARGANTA. Em outros verões, o normal seria vermos muitas amigdalites bacterianas, mas, nesse momento, toda DOR DE GARGANTA acaba sendo COVID.

  • Muitos têm uma dor de garganta mais fraca, ou até mesmo uma irritação na garganta;
  • Alguns apresentam dores mais intensas, necessitando de medicamentos mais potentes ou uma combinação de analgésicos;
  • Felizmente, pela minha experiência pessoal como médico otorrinolaringologista até agora, todos os casos de DOR DE GARGANTA em função de COVID evoluíram de modo benigno, sem complicações ou necessidade de internação;

Certamente, mais adiante veremos estudos detalhando o comportamento patológico da variante Omicron, mas uma coisa me parece certa. Ela gosta da garganta mais do que todas as outras. Quando a criança ou o adulto apresentam uma dor na garganta ao engolir, normalmente deve se tratar de uma inflamação na faringe. A maioria das inflamações da garganta são causadas por vírus, como na gripe ou nos resfriados. Cerca de 10% dos casos porém, são causados por bactérias. O exame clínico com ajuda ou não de exames complementares como o hemograma, a cultura ou o teste rápido ajudam a diferencias estas duas situações. Entre as bactérias causadoras de faringoamigdalites, destaca-se o Streptococcus beta hemolítico.

  • Crianças muito pequenas normalmente param de comer ou choram ao se alimentar quando estão com a garganta inflamada;
  • As Infecções faríngeas causadas por este germe devem ser prontamente tratadas, pois podem levar a complicações cardíacas sérias;

ins A amigdalite é uma inflamação específica das amígdalas, que se localizam na faringe. Nesta situação, as amígdalas se encontram inchadas, vermelhas e doloridas, eventualmente cobertas por uma secreção branca-amarelada. Pessoas que dormem com a boca aberta podem apresentar dor da garganta pela manha pelo ressecamento da faringe durante a noite.

You might be interested:  A Substancia Que Alivia A Dor?

Neste caso, além do tratamento para correção da respiração bucal, pode-se usar alguma forma para umedecer o ambiente. Infecções nasais como as sinusites, que resultam em drenagem de secreções do nariz para a garganta, também podem causar dor.

Os tumores malignos da faringe também podem trazer dor de garganta, embora sejam bem mais raros. Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

  • Alívio da dor e da febre. Deve-se fazer uso de medicação analgésicas na dose apropriada para o peso e a idade, como a dipirona, o paracetamol ou o ibuprofeno, sempre atento à possíveis alergias ou intolerâncias medicamentosas.
  • Dieta. A inflamação torna a garganta inchada e dolorida o que dificulta a ingestão de alimentos sólidos. Prefira a consistência líquida ou pastosa.
  • Evite o uso de sprays analgésicos pois além de serem pouco ou nada efetivos, podem causar alergia ou irritação.
  • Nunca faça uso de antibióticos por sua própria conta. A chance de você errar na escolha, dose, tempo de uso ou hora de começar é enorme. Além disto, a maioria das inflamações na garganta são de origem viral o que não requer o uso de antibióticos.
  • Caso não se possa engolir nem líquidos
  • Caso haja dificuldade de respirar
  • Caso a criança ou o adulto pareçam muito doentes (mal estado geral)
  • .

    Pode substituir amoxicilina por cefalexina?

    • Homepage
    • Pergunte Ao Especialista
    • Minha Filha Está Com A Garganta Inflamada, Foi Receitado Dois Antibióticos. Cefalexina E Amoxilina.

    2 respostas Minha filha está com a garganta inflamada, foi receitado dois antibióticos. Cefalexina e Amoxilina. Ambas tem a mesma função? sim, neste caso fazer uso de um ou outro, não usar as duas medicações.

    Pode tomar cefalexina para dor?

    • Homepage
    • Pergunte Ao Especialista
    • Estou Tomando Cefalexina. mais Ainda Estou Com Muita Dor. Posso Tomar Um Dor Flex.

    1 respostas Estou tomando cefalexina, mas ainda estou com muita dor. posso tomar um dor flex? pode. cefalexina nao é para dor, é um antibiotico.

    Como tomar cefalexina de 6 em 6 horas?

    Adultos – As doses para adultos variam de 1 a 4g diários, em doses fracionadas. A dose usual para adultos é de 250mg a cada 6 horas. Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas.

    O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias. Para infecções do trato respiratório, causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes é necessário usar uma dose de 500mg a cada 6 horas. Infecções mais graves ou causadas por microrganismos menos sensíveis requerem doses mais elevadas.

    Se houver necessidade de doses diárias de Cefalexina acima de 4g, o médico deve considerar o uso de uma cefalosporina injetável, em doses adequadas.

    Quanto tempo o antibiótico cefalexina começa a fazer efeito?

    Quanto tempo leva para fazer efeito? – De acordo com a bula, após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora , apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.

    Após doses de 250 mg, 500 mg e 1 g, níveis sanguíneos máximos médios de aproximadamente 9, 18 e 32 mcg/mL, respectivamente, foram obtidos em uma hora. Níveis mensuráveis ainda estavam presentes por 6 horas após a administração.

    Antibióticos podem prejudicar a flora intestinal?.

    Como se deve tomar cefalexina?

    A cefalexina é apresentada na forma de comprimido revestido. Deve ser administrado por via oral e independente das refeições. Adulto: as doses para adultos variam de 1 a 4 g diárias, em doses divididas. A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas.

    0
Adblock
detector