O Que É Doença Endêmica?

O Que É Doença Endêmica
O termo doença endêmica ou endemia é utilizado para definir qualquer doença localizada ou com uma grande incidência em um espaço limitado denominado de ‘faixa endêmica ‘, seja esse um estado ou um país.

Por que a fase endêmica ainda não chegou para a maioria dos Países?

O que é uma doença endêmica? – De acordo com o CDC, uma endemia pode ser definida como “a presença constante e/ou prevalência usual de uma doença ou agente infeccioso em uma população dentro de uma área geográfica”. Para o professor da Universidade Johns Hopkins, Stuart Ray, também podemos a definir como “um ponto em que a infecção não é mais imprevisível”.

Qual é a definição de endemia?

Como Prevenir e combater as Endemias?

Como prevenir as endemias – Para prevenir a ocorrência das doenças endêmicas, é importante que sejam avaliados os fatores que favoreçam a ocorrência dessas doenças. Assim, para prevenir e combater as endemias é importante que sejam adotadas medidas para melhorar as condições de higiene e saneamento das regiões endêmicas, bem como investir em estratégias para evitar a multiplicação do agente infeccioso e o risco de transmissão da doença para as pessoas.

You might be interested:  Planos De Saúde Que Cobre Cirurgia Bariátrica?

Quais são os fatores que contribuem para a ocorrência de uma endemia?

Principais doenças endêmicas – As doenças considerada endêmicas são aquelas que aparecem com mais frequência em determinada região e em épocas específicas, sendo as principais:

Febre Amarela, que é considerada endêmica na região Norte do Brasil e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Haemagogus sabethes ; Malária, que também é considerada uma doença endêmica na região Norte do Brasil com maior frequência nas épocas mais quentes do ano e é causada pela picada do mosquito do gênero Culex infectado pelo parasita Plasmodium sp,; Esquistossomose, que é causada pelo parasite Schistosoma mansoni e é endêmica em locais de clima tropical e que não possuem saneamento básico, principalmente em regiões em que há frequentemente enchentes; Leishmaniose, que é uma doença infecciosa causada pela picada do mosquito do gênero Lutzomyia infectado pelo parasita Leishmania chagasi, que é mais frequente em regiões de clima quente; Dengue, que é uma das principais doenças endêmicas e cuja frequência dos casos é maior nos meses mais quentes e secos do ano; Ancilostomose, que é uma parasitose causada pelo parasita Ancylostoma duodenale ; Filariose, que é causada pela Wuchereria bancrofti, sendo endêmica no Norte e Nordeste do Brasil; Doença de Chagas, que é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e é endêmica em regiões em que há grande quantidade do inseto barbeiro, que é o vetor responsável pela transmissão para as pessoas.

A ocorrência de uma endemia depende de fatores econômicos, como falta de saneamento básico e de água tratada, culturais, ecológicos, como poluição e condições climáticas que favorecem a multiplicação dos vetores, sociais e biológicos, como a susceptibilidade das pessoas e transmissibilidade do agente infeccioso.