O Que É Doença Crônica?

O Que É Doença Crônica
As doenças crônicas são caracterizadas basicamente por serem doenças que possuem um lento desenvolvimento e uma longa duração, muitas delas ainda não possuem uma cura. Elas são categorizadas por dois tipos: doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e as transmissíveis.

• As DCNT’s, segundo estudos divulgados pelo IBGE, representam 70% das mortes no Brasil.
  • Esse tipo de doença está associado a idade elevada ou ao estilo de vida da pessoa, como má alimentação, estresse e sedentarismo que são aspectos que estão muito presentes na sociedade atual.
  • Já as doenças crônicas infecciosas são transmissíveis e causadas por organismos invasores como vírus e parasitas.

I) Veja quais são as 10 principais e mais comuns doenças crônicas no Brasil: 1) Colesterol Alto O nível de colesterol alto está diretamente ligado ao consumo excessivo de alimentos gordurosos. Esse fator é muito prejudicial à saúde, pode levar ao infarto, e ainda aumenta o risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Segundo levantamento feito pelo IBGE, pelo menos 12,5% dos brasileiros, ou seja, 18,4 milhões de pessoas no país, já foram diagnosticas com colesterol Alto.2) DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica) Também chamada de enfisema ou bronquite crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica, é uma doença que causa dificuldades respiratórias pois provoca inflamação nos brônquios.

Também pode provocar tosse e catarro. Ela geralmente é ocasionada devido a constante inalação de fumaça ou gases que prejudicam a saúde, em função disso é muito comum entre os fumantes.3) Hipertensão Hipertensão ou simplesmente pressão alta como é popularmente chamada, é uma doença que contrai os vasos sanguíneos, forçando assim o coração a se esforçar mais em sua função.

Os sintomas aparecem apenas quando a doença já prejudicou o organismo, incluem: dor de cabeça, tontura e mal-estar. A hipertensão é capaz de desencadear vários outros problemas como doenças cardiovasculares, colesterol elevado, infarto e derrame. Ao decorrer da pesquisa 31,3 milhões de pessoas afirmaram terem sido diagnosticadas com a doença.4) Osteoporose A osteoporose, assim como a hipertensão, é uma doença silenciosa.

Seus sintomas podem aparecer apenas quando a doença já estiver em um gral elevado. Ela é responsável por causar o enfraquecimento dos ossos por meio da redução na quantidade de cálcio, o que pode causar lesões frequentes.5) Mal de Parkinson O mal de Parkinson é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central do corpo, causando tremores constantes.

You might be interested:  Remedio De Alergia Que Da Sono?

Ela é uma doença degenerativa, pode levar a pessoa a perder o controle dos músculos e o próprio equilibro de forma progressiva, caso não seja devidamente controlada com medicamentos.6) Doença de Alzheimer Outra doença crônica progressiva é o Alzheimer, ela é a uma doença genética e também é causa mais comum de demência.

A doença de Alzheimer é capaz de destruir memórias e prejudicar gravemente outras funções cerebrais. Ela interfere no comportamento da pessoa diagnosticada, privando-a de conseguir realizar atividades simples do dia-a-dia, comprometendo bruscamente sua forma de pensamento e discernimento.

O que é considerado uma doença crônica?

O que define uma doença crônica – As doenças crônicas são caracterizadas por uma progressão lenta e por uma longa duração, sendo que algumas podem se estender por cerca de três meses ou mesmo perdurar por toda a vida. As doenças crônicas podem ser transmissíveis ou não.

As transmissíveis têm em comum o fato de serem causadas por um agente infeccioso, como os vírus e as bactérias. Um exemplo de doença crônica transmissível é a AIDS. Já as doenças crônicas do grupo não transmissíveis estão muitas vezes relacionadas ao estilo de vida de cada um. Assim, sedentarismo, alimentação em desequilíbrio, consumo de álcool, fumo e drogas têm sido responsáveis por um grande número de doenças crônicas.

Outro fator importante é a predisposição genética, ou seja, o histórico familiar. Um exemplo clássico de doença crônica não transmissível é o diabetes mellitus,

O que são doenças crônicas exemplos?

Doenças crônicas são aquelas que duram mais de um ano e precisam de cuidados médicos praticamente constantes. Câncer, diabetes e problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de morte no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

You might be interested:  Quanto Tempo Dura Uma Cirurgia De Gravidez Ectópica?

O que é um tratamento crônico?

Entenda melhor a diferença entre doenças crônicas ou degenerativas? – As doenças crônicas são caracterizadas pela progressão lenta e longa duração, muitas vezes não havendo cura. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, porém possuem tratamentos adequados que garantem melhoras significativas no bem-estar e qualidade de vida do paciente. Programa de suporte ao paciente e diagnóstico

O que são doenças crônicas exemplos?

Quais elementos caracterizam uma doença crônica?

O que é considerada uma doença crônica? – Uma doença crônica é caracterizada pelos seguintes elementos:

Condição não tratada em três meses; Não fatal no curto prazo (não emergencial); Quando apresenta quadros pontuais graves.

Apesar de não emergencial é muito importante cuidar desse tipo de condição. Isso porque, na melhor das hipóteses, ela afeta a qualidade de vida e pode restringir a vida da pessoa em diversos aspectos,