O Que Causa A Doença Da Urina Preta?

O Que Causa A Doença Da Urina Preta
A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.

Quais são os peixes que causam a doença da urina preta?

A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão. Podemos dizer então que trata-se de uma intoxicação alimentar,

Como se pega a doença da urina preta?

Apesar de ser relatada desde 1924 em comunidades da região do Mar Báltico, a doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, até hoje intriga os pesquisadores sobre qual seria o agente causador. A associação mais citada — mas ainda em estudos — é a contaminação via a ingestão de pescados e mariscos.

• Até a presente data não existe consenso”, explica Marcos Mota, pesquisador em Saúde Pública da seção de Meio Ambiente do Instituto Evandro Chagas.
  • Vários estudos laboratoriais relacionados com vírus, bactérias e parasitas não confirmam o quadro da doença de Haff.
  • Existe uma linha de pesquisa sendo desenvolvida no sentido de atribuir a uma toxina como agente principal de contaminação”, detalha.

Os sintomas característicos se assemelham a outra condição: rabdomiólise, ou a lesão das células musculares esqueléticas. Nos dois casos, os pacientes podem apresentar rigidez súbita e dores musculares, além da urina escura. Porém, não há relatos de rabdomiólise ligados à ingestão de peixes — o que suscita ainda mais dúvidas sobre a doença de Haff.

• Não há também tratamento específico, sendo a hidratação venosa a medida mais aplicada para evitar o comprometimento da função renal.
  • No Brasil, dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, indicam 74 casos da doença, concentrados nos estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Amazonas, Pará, Pernambuco, Amapá e São Paulo.
You might be interested:  O Que São Vitaminas E Sais Minerais?

Neste ano, até novembro, foram registradas quatro mortes. Saiba mais sobre a doença de Haff, de acordo com informações de Mota: A Doença de Haff é associada à ingestão de peixes e mariscos. Mas já se imagina quais podem ser as reais causas? A doença de Haff é considerada inusitada e com necessidade de notificação.

1. É descrita desde 1924 em comunidades da região do Mar Báltico, sendo desde então sugerida a associação de ingestão de pescado e de mariscos pelos pacientes.
  2. Atualmente, várias iniciativas de estudos estão sendo conduzidas para o esclarecimento do agente causador.
  3. Até a presente data não existe consenso.

Vários estudos laboratoriais relacionados com vírus, bactérias e parasitas não confirmam o quadro da doença de Haff. Existe uma linha de pesquisa sendo desenvolvida no sentido de atribuir a uma toxina como agente principal de contaminação. Existem fatores de risco para desenvolver a condição? Há necessidade de estudos epidemiológicos para estabelecer esses fatores de risco.

• A doença parece obedecer a períodos ou sazonalidade e alguns territórios onde existem populações em íntimo contato com rios e mares, como comunidades de pescadores e ribeirinhos.
  • A doença de Haff parece agravar em pacientes portadores de comorbidades relacionadas com os rins – fato que pode levar ao óbito.

A evolução do paciente vai depender de suas comorbidades e diagnóstico, além da implementação de hidratação venosa precocemente. Atualmente, no estado do Pará, estamos com 25 casos suspeitos e somente um óbito. Quais são os sintomas mais comuns registrados? Eles mudam conforme o perfil do paciente? Os principais sintomas estão relacionados com o sistema muscular esquelético, através da ocorrência de mialgia generalizada, que se caracteriza por dores de leve a elevada intensidade, acompanhada de fraqueza muscular.

You might be interested:  Alergia Na Gravidez O Que Tomar?

Qual a cor da urina quando se está com infecção urinária?

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. ‘O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre’, afirma Brandão.

Como é transmitido a doença do macaco?

Nome vem da descoberta inicial do vírus em 1958; saiba mais sobre a história da doença Publicado em 11/08/2022 11h47 Atualizado em 12/08/2022 12h44 Apesar de levar o nome de “varíola dos macacos”, a transmissão da doença não está relacionada aos macacos.

1. O nome vem da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958.
  2. As transmissões do surto atual, que atinge mais de 75 países, foram atribuídas à contaminação de pessoa para pessoa, com contato próximo.
  3. Embora o animal considerado reservatório do vírus seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores (como os esquilos) das florestas tropicais da África, principalmente na África Central e Ocidental.

O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta os roedores, como os ratos, como animais suscetíveis a este tipo de varíola. A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos. Os sinais e sintomas, em geral, incluem: • Erupções cutânea ou lesões de pele • Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas) • Febre • Dores no corpo • Dor de cabeça • Calafrio • Fraqueza Todas as pessoas com sintomas compatíveis de varíola dos macacos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde imediatamente e adotar as medidas de isolamento.

You might be interested:  Quem Tem Alergia A Dipirona Pode Tomar Paracetamol?

O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. As amostras são direcionadas para oito laboratórios de referência no Brasil. Marco Guimarães Ministério da Saúde

O que é o peixe do fim do mundo?

Sobre o peixe – Antes de tudo, o animal em questão tem o nome de peixe-remo e também é conhecido como regaleco, da família Regalecidae. O Que Causa A Doença Da Urina Preta Ao mesmo tempo, é um peixe completamente sem escamas e vive entre vinte e mil metros de profundidade.

Mini-vaca é adotada por cães após ser rejeitada pelo seu tamanho

Ao contrário do que se possa imaginar, apesar do tamanho, o peixe não oferece perigo para os seres humanos. Ele se alimenta apenas de peixes pequenos. Por fim, é um animal raro que não costuma aparecer com frequência. Segundo a National Geographic, eles pontualmente são empurrados para a superfície por conta de tempestades ou correntes fortes.

São os peixes de couro?

O que é peixe de couro? – Peixe de couro é uma denominação utilizada com peixes que não possuem escamas. Para entender melhor o que é peixe de couro, são todos os peixes que são revestimentos por espécies de placas, ou também conhecidos como peixes teleósteos e suliformes.

• Além disso, o peixe de couro é conhecido também fora do Brasil, já que em religiões como o Islã, o Judaísmo e o Adventismo, o consumo da sua carne é proibido, pois é considerado um animal impuro.
  • No entanto, ainda assim muitos pescadores possuem grande apreço por pescar o peixe de couro.
  • Afinal, esse tipo de peixe desperta grande curiosidade em muitas pessoas que desejam saboreá-lo ou simplesmente ver como são.

Em geral, o animal é mais comumente visto no inverno, época em que é pescado com um nível muito maior de frequência.