Dor De Cabeça Enjoo E Diarreia O Que Pode Ser?

Dor De Cabeça Enjoo E Diarreia O Que Pode Ser
Dor na nuca, enjoo e tontura são sintomas inespecíficos, que podem acontecer em diversas situações, desde situações específicas simples, como jejum prolongado, gravidez ou exposição solar por muito tempo, até doenças mais preocupantes, que geram riscos, como crise de hipertensão, doenças infecciosas, aneurisma, tumores, entre outras. Porém dentre as causas mais frequentes na nossa população, já podemos citar:

  • Hipertensão arterial, ou hipotensão arterial;
  • Diabete mellitus descompensado;
  • Gestação;
  • Jejum prolongado;
  • Desidratação;
  • Distúrbios visuais;
  • Cefaleia, crises de enxaqueca;
  • VPPB (vertigem posicional paroxística benigna);
  • Uso inadequado dos óculos de grau;
  • Meningite, aneurisma, tumores cerebrais, entre outros.

Se houver por exemplo, apenas dor de cabeça na nuca, enjoo e tontura, sem mais sintomas, e com história de enxaqueca na família, as hipóteses mais prováveis serão de cefaleia tensional ou migrânea (enxaqueca). Nessas duas primeiras possibilidades, a tontura e o enjoo costumam vir juntos com a dor. No caso da tontura ser o sintoma mais incômodo, podemos pensar em doenças do labirinto, ou VPPB (vertigem posicional paroxística benigna). Problemas de visão, como o uso inadequado de óculos , também é uma causa bem comum de dores de cabeça e enjoo, com a particularidade de ser mais frequente no final do dia, quando a vista já foi muito “forçada”.

  1. Portanto, no caso de sentir esses sintomas, mesmo que não seja frequente, os mesmos devem ser sempre investigados, evitando piora do quadro ou complicações;
  2. Durante uma consulta médica, com adequada história clínica e exame físico, o profissional já será capaz de suspeitar de algumas situações, solicitando os exames propícios para definir o diagnóstico;

Contudo, a dor de cabeça, o enjoo e a tontura, quando associados a outros sintomas, como febre, mal-estar, vômitos, inapetência ou rigidez de nuca (dificuldade em encostar o queixo no peito), sinalizam maior gravidade, devendo ser descartado com urgência casos como meningite , aneurismas ou tumores cerebrais , condições que oferecem risco de morte ao paciente. Relembrando que nos casos de dor na nuca, enjoo e tontura, associados a febre, vômitos, inapetência, ou rigidez de nuca, deverá procurar um serviço de urgência imediatamente! Pode lhe interessar também:

  • Dor na nuca, o que pode ser?
  • Sinto uma tontura constante. O que pode ser?
  • O que é meningite?

O que pode causar dor de cabeça?

O que é a gastroenterite e quais os seus sintomas? – A gastroenterite corresponde a uma inflamação do trato gastrointestinal, provocada por agentes patogênicos como vírus, bactérias, protozoários ou toxinas alimentares. Os principais sintomas da gastroenterite são:

  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Febre.

Algumas pessoas podem ainda queixar-se de dor de cabeça, fraqueza ou mal-estar. O sintoma de tontura embora menos frequente também pode estar associado a gastroenterites, principalmente quando a pessoa encontra-se desidratada. A desidratação é um dos principais riscos da gastroenterite, é ocasionada pela perda de líquidos através da diarreia e do vomito. Outros sintomas da desidratação são:

  • Cansaço;
  • Sede intensa;
  • Boca, lábios e olhos secos;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça.

Por isso, o tratamento da gastroenterite consiste basicamente em manter uma ingestão adequada de líquidos de modo a impedir a desidratação. É importante beber de 2 a 3 litros de água por dia e manter uma alimentação leve com alimentos como arroz, maçã, banana, canja e pão ou cereais cozinhados. O uso de soro de hidratação pode ser necessário em alguns casos. O uso de medicamentos antibióticos só está indicado em casos muito específicos, geralmente não são necessários.

A desidratação pode agravar o sintoma de tontura. Medicamentos antieméticos, que controlam o vômitos, podem ser usados quando os episódios de vômitos estão muito frequentes. Medicamentos antidiarreicos não estão indicados.

Caso apresente sintomas de tontura, vômitos e diarreia persistentes consulte um clínico geral ou médico de família para uma avaliação.

You might be interested:  Qual Melhor Remédio Para Dor No Estômago?

O que é diarreia e por que ela é tão comum?

Dor de Cabeça – Fígado Pode Causar Dor de Cabeça

A diarreia é uma alteração relativamente comum que acontece quando o revestimento do intestino não consegue absorver ou eliminar líquidos de forma normal, o que pode ser causado por estresse, ansiedade, intoxicação alimentar, má absorção dos alimentos, doenças inflamatórias intestinais ou até mesmo por uso de alguns medicamentos.

Por que a diarreia não melhora após 2 dias?

Intoxicação alimentar – A intoxicação alimentar é uma das causas mais frequentes de diarreia e acontece após o consumo de alimentos ou água contaminados por vírus ou bactérias, gerando uma situação de diarreia infecciosa aguda, que pode conter sangue ou muco, além de ser acompanhada de outros sintomas como febre, cólica intestinal, náuseas ou vômitos.

Geralmente, a intoxicação alimentar ocorre por não se cozinhar bem os alimentos, principalmente carnes, tocar a comida com as mãos sujas, ou comer alimentos fora do prazo de validade, por exemplo. O que fazer: deve-se manter o corpo hidratado, tomando bastante água ou soro caseiro, fazer repouso e comer pequenas refeições com alimentos mais leves como torradas, banana ou arroz.

No entanto, se a diarreia não melhorar após 2 ou 3 dias, se surgirem sintomas de desidratação, como confusão mental ou palpitação, ou se se pertencer a um grupo de risco como crianças ou idosos, deve-se procurar ajuda médica para iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com soro ou uso de antibióticos.

Quais são os sintomas da diarreia?

Doenças inflamatórias intestinais Algumas doenças intestinais como colite ulcerativa, doença de Crohn ou doença celíaca podem provocar uma inflamação no intestino, originando diarreia crônica que pode durar mais de 4 semanas e que, geralmente, é acompanhada de sintomas como febre, dor abdominal ou fezes com sangue ou muco.

0
Adblock
detector