Qual Peixe Transmite A Doença De Haff?

Qual Peixe Transmite A Doença De Haff
O que causa a Síndrome de Haff? De acordo com o infectologista Tiago Lôbo, a doença está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, e badejo. No entanto, a forma como o animal é contaminado pela toxina que provoca a doença não é consenso entre especialistas.

Quais são os sintomas da doença de Haff?

Os sintomas da doença de Haff surgem entre 2 a 24 horas após o consumo de peixe ou crustáceos bem cozidos, mas contaminados, e estão relacionados com a destruição das células musculares, sendo os principais: Dor e rigidez nos músculos, que é muito forte e surge de repente;

Quais peixes são consumidos por pacientes diagnosticados com a doença de Haff?

Alguns dos peixes que foram consumidos por pacientes diagnosticados com a doença de Haff incluem o Arabaiana, Tambaqui, Pacu-Manteiga e Pirapitinga. Como é feito o tratamento

Como o peixe é contaminado?

A doença é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina que degrada os músculos e causa necrose. A síndrome está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, e badejo. Não há consenso sobre como o peixe é contaminado.

Por que os peixes podem ser tóxicos?

Nem todo peixe das espécies citadas é responsável pela infecção, que é considerada rara. Ainda não está claro exatamente por que os peixes podem ser tóxicos: as duas principais teorias dizem respeito ao consumo de alguns tipos de algas por eles ou à má conservação do alimento antes da ingestão humana.

0
Adblock
detector