O Que É O Tratamento Ecmo?

O Que É O Tratamento Ecmo
ECMO: o que é, como funciona e possíveis complicações. A ECMO, ou oxigenação por membrana extracorpórea, é uma máquina que fornece suporte para o sistema respiratório e/ou cardíaco, geralmente usada para bebês, mas que também pode ser indicada para crianças e adultos com doenças pulmonares ou cardíacas graves, quando existe risco de que os pulmões

Quais são as indicações da ECMO?

As indicações da ECMO podem ser didaticamente dividas em quatro categorias: insuficiência respiratória hipoxêmica, insuficiência respiratória hipercápnica, choque cardiogênico e na parada cardíaca. Ponte para transplante cardíaco.

Quais são os riscos da ECMO?

Outro fator relevante a ser levado em consideração é que a ECMO apresenta grandes riscos de trombose e sangramento, sendo utilizada como segunda e até terceira linha de tratamento, quando outras terapias já não mostram um resultado significativo.

Quais são os cuidados de enfermagem para pacientes em ECMO?

O paciente deve ser mantido aquecido com cobertores ou mantas térmicas; A enfermagem deve manter o repouso absoluto do paciente. Para isso, é importante que a cabeceira da maca esteja elevada a 30 graus, variando em caso de instabilidade hemodinâmica. A enfermagem, portanto, é uma equipe fundamental para pacientes em ECMO.

Quais são os resultados do programa de ECMO?

Os resultados do Programa de ECMO são notáveis, com as melhores taxas de sobrevida e alta hospitalar do país, comparáveis com os melhores centros mundiais.