O Que É Doença De Comorbidade?

O Que É Doença De Comorbidade
Comorbidade é toda doença, condição ou estado físico e mental que, em razão da gravidade, pode potencializar os riscos à saúde caso o portador venha a se infectar com algum agente patogênico. Foi exatamente o caso do coronavírus, mas vale também para outros surtos ou epidemias.

Quais são os exemplos de comorbidade?

Quanto a exemplos de comorbidade, existem doenças e condições que são consideradas comorbidades da obesidade, como por exemplo: diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, entre outras. Da mesma forma, estamos perante uma comorbidade no caso de uma pessoa que sofra de hipertensão arterial e glaucoma.

Qual a diferença entre comorbidade prognóstica e diagnóstica?

Quando me refiro à comorbidade prognóstica, são possibilidades futuras, projetadas dentro das circunstâncias daquela doença. Já comorbidade diagnóstica se refere a algo inevitável, ou que acontece no presente’.

Qual é a relação entre comorbidades e desafios de saúde mental?

Além disso, as comorbidades também podem ser uma doença física ao lado de desafios de saúde mental. Por exemplo, um paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC também pode sofrer de depressão. Cada paciente é único, por isso é importante entender a relação entre as comorbidades.

Quais são os elementos causadores da comorbidade?

Apesar disso, dependendo da doença, nem sempre é possível identificar os elementos causadores da comorbidade. A palavra comorbidade é formada pelo prefixo co-, que significa ‘junto’ e morbidade, palavra que indica a incidência de doenças.