Dor No Flanco Esquerdo O Que Pode Ser?

Dor No Flanco Esquerdo O Que Pode Ser
Dor no flanco refere-se ao desconforto na parte superior do abdómen ou nas costas e nos lados. Desenvolve-se na zona abaixo das costelas e acima da pélvis. Normalmente, a dor é pior de um lado do corpo. A maioria das pessoas sente dor no flanco pelo menos uma vez na vida, e o desconforto é geralmente temporário.

No entanto, dores constantes ou fortes no flanco podem indicar uma condição médica grave, como desidratação ou uma infecção do trato urinário. Pedras nos rins ou outro problema renal também podem causar dor persistente no flanco.

Embora a dor no flanco seja frequentemente um sintoma de um problema renal, também pode ser o resultado de outras condições médicas, se ocorrer juntamente com sintomas adicionais. É importante consultar o seu médico se tiver dores crónicas ou graves no flanco, especialmente se também estiver a sentir outros sintomas.

O que pode causar dor no flanco esquerdo?

Dor de barriga é um termo popularmente usado para descrever uma série de desconfortos abdominais que vão desde a má digestão até problemas mais graves, como apendicite. Na grande maioria dos casos, o desconforto é passageiro e pode desaparecer sem a necessidade de tratamento.

Mapa da dor de barriga: onde dói? Segundo o gastroenterologista Alexandre Sakano, do Hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo, o primeiro passo para diagnosticar a causa de uma dor abdominal é identificar o local exato da dor.

“Para isso, nós vamos dividir a barriga em nove quadrados, tal qual um tabuleiro de jogo da velha”, explica Sakano (veja na ilustração abaixo). •    Parte superior: hipocôndrios esquerdo e direito. Entre eles, está o epigástrio. •    Região central: está o mesogástrio, o meio da barriga, e os flancos de cada um dos lados.

  • •    Parte inferior: está o hipogástrio, que fica bem acima do púbis, cercado pelas fossas ilíacas direita e esquerda;
  • •    Hipocôndrio direito e esquerdo O hipocôndrio é a região abaixo das costelas;
  • Quando um indivíduo relata dor embaixo da costela do lado direito, as causas mais comuns são pedra na vesícula, problemas no fígado ou algum problema no intestino;

“Se você não estava sentindo nada e, de repente, sente uma dor forte embaixo da costela do lado direito, normalmente é pedra na vesícula”, diz o especialista. Do outro lado, temos o hipocôndrio esquerdo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço.

  1. “O hipocôndrio esquerdo é uma região que não possui muitos órgãos que causam dor;
  2. Tem o baço, a pontinha do pâncreas e um pouquinho do intestino;
  3. Sentir dor repentina no hipocôndrio esquerdo é raro de acontecer;

Se acontecer, é preciso investigar”, afirma Sakano. •    Epigástrio O epigástrio é a parte superior central da parede abdominal. Ele está localizado entre os hipocôndrios direito e esquerdo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o estômago. “A região do epigástrio é popularmente conhecida como boca do estômago e dores nesse local são associadas aos problemas estomacais, como gastrites, úlceras, refluxo”, explica Sakano.

Segundo ele, no caso específico do refluxo, a dor se origina na boca do estômago, mas sobe para o tórax. “Geralmente, o refluxo não causa dor repentina e intensa, pelo contrário. Quem sofre de refluxo convive com o problema há meses, até anos, e sente desconfortos que se assemelham a sensação de ‘queimação’ no peito”, diz o especialista.

Por outro lado, a gastrite ou as úlceras podem provocar dores agudas, que aparecem de repente, e podem ter diversas causas, como problemas de alimentação, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas ou mesmo o uso de algum medicamento que irritou a região.

•    Flancos direito e esquerdo Os flancos estão localizados na região umbilical, próximo à cintura. Tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, o principal órgão que se encontra sob essas regiões é o rim.

“Caso a pessoa sinta uma dor que irradie dos flancos (lateral do corpo) para as costas, o mais provável é que seja pedra nos rins”, diz Sakano. Além disso, dor na parte frontal do flanco esquerdo pode ser diverticulite, uma inflamação na parede interna do intestino.

  1. Já a dor no flanco direito pode ser apendicite, uma inflamação no apêndice;
  2. •    Mesogástrio O mesogástrio está localizado na região central do abdômen, onde está o umbigo;
  3. O principal órgão que se encontra sob esta região é o intestino delgado;
You might be interested:  Dor Nos Rins Onde Doi?

“O mais comum nos casos de dor nessa região é uma hérnia umbilical. Alguns sinais podem apontar para esse diagnóstico, como identificar que o umbigo que ficou um pouquinho saltado para fora, o que caracteriza uma hérnia”, explica o gastroenterologista. •    Fossas ilíacas direita e esquerda As fossas ilíacas se localizam do lado direito e esquerdo do corpo próximas ao quadril.

Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice. No caso específico das mulheres, também estão os ovários. Segundo Sakano, a dor pode irradiar e, por isso, uma mesma causa pode proporcionar dores em regiões próximas.

É o que acontece com os flancos e as fossas ilíacas. De forma geral, dor na fossa direita está relacionada a apendicite e dor na fossa ilíaca esquerda, diverticulite. Além das causas já citadas, dores na região ilíaca também podem estar associadas a problemas ginecológicos nas mulheres, devido a localização dos ovários.

Nesse caso, a dor pode estar relacionada a um cisto de ovário, cisto hemorrágico ou gravidez tubária. “O ideal para fechar o diagnóstico é ter acesso a exames de imagem, como ultrassom, tomografia ou ressonância magnética para ajudar a identificar a origem exata da dor”, afirma o especialista.

•    Hipogástrio O hipogástrio está localizado abaixo da região umbilical e acima da região pélvica, na região do púbis. Nesta região está localizada a bexiga urinária. Nas mulheres, o útero. “Dor na região do hipogástrio está, geralmente, associada a problemas na bexiga, infecção de urina e problemas ginecológicos no útero e ovário”, diz Sakano.

  • Quando procurar atendimento médico? De acordo com Sakano, é preciso identificar a frequência e a intensidade da dor sentida antes de determinar se é necessário ou não procurar atendimento médico;
  • Dor aguda é o nome dado a dor que aparece de forma repentina, enquanto que dor crônica é o incômodo que se mantém por dias, meses ou anos;

“Dor nunca é uma coisa normal. Contudo, é preciso compreender que sentir desconforto abdominal após comer demais ou comer uma comida mais pesada, como churrasco, é comum. Nesses casos, a dor dura pouco tempo e depois melhora”, explica o especialista. Por outro lado, dor aguda e intensa deve ser tratada com atenção.

Como aliviar dor no flanco esquerdo?

A dor na lateral do abdômen, popularmente chamada de dor nos flancos, é um incômodo ou desconforto que pode acontecer em qualquer uma das laterais do corpo. O abdômen compreende toda a porção entre o tórax e a virilha, e toda manifestação nessa faixa pode ser considerada dor abdominal.

Por ser um sintoma, a manifestação dessa dor pode indicar diferentes tipos de complicações. Logo, seu papel maior é orientar a investigação rumo a um diagnóstico e tratamento adequados. Em grande parte dos diagnósticos, a dor na lateral do abdômen está relacionada com a atividade física, manifestando-se através de uma pontada dolorosa bem abaixo das costelas.

Nesses casos, o incômodo está relacionado à respiração pela boca e à má oxigenação do sangue. Outras possíveis causas são:

  • Movimento do corpo que impacta o fígado
  • Entrada de ar no estômago
  • Falta de oxigênio no músculo diafragma
  • Baço sobrecarregado com a produção extra de sangue
  • Postura errada
  • Fazer exercícios de estômago cheio
  • Falta de condicionamento físico
You might be interested:  Dor Renal O Que Tomar?

Há uma série de doenças e condições que podem provocar o desconforto nos flancos. “Através da queixa do paciente e obtenção de uma adequada história clínica e exame físico, é possível inferir diagnósticos de acordo com a localização da dor abdominal”, fala Isaac Corrêa Neto, médico coloproctologista e professor da Faculdade Santa Marcelina. Dentre as patologias mais comuns no andar inferior do abdômen, de acordo com a lateralidade, estão:

  • Lado direito : apendicite aguda, cólica renal, infecção renal, hérnia inguinal, cisto de ovário , ovulação e endometriose
  • Lado esquerdo : diverticulite aguda, cólica renal, Doença de Crohn , diverticulite, cisto de ovário, ovulação e endometriose

No entanto, somente médicos podem proporcionar um diagnóstico preciso, bem como outros cuidados de saúde. O diagnóstico da dor nas laterais do abdômen é feito a partir da análise dos sintomas e do histórico médico. Por ter um alto número de causas, é importante que esse incômodo seja investigado e tratado por profissionais. “Dentre os exames complementares que podem ser solicitados para o diagnóstico de dor abdominal nos francos, citam-se o ultrassom abdominal e a tomografia de abdômen e pelve, sendo a ressonância magnética reservada para casos mais restritos”, explica Isaac. Procure atendimento de emergência se a dor na lateral do abdômen está associada com:

  • Trauma, como um acidente ou lesão
  • Pressão ou dor no peito

Além disso, procure atendimento o mais rápido possível se:

  • A dor é tão grave que você não pode ficar parado ou sente a necessidade de se curvar para encontrar alívio
  • A dor é acompanhada por fezes com sangue, náuseas e vômitos persistentes, pele amarelada (icterícia) ou inchaço do abdômen.

Marque uma consulta médica de rotina se a dor abdominal preocupa ou durar mais do que alguns dias. O tratamento para a dor nos flancos dependerá, exclusivamente, da causa e diagnóstico desse sintoma. Algumas das complicações causadas por atividades físicas, por exemplo, podem ser tratadas com repouso, analgésicos e o uso de compressas quentes ou frias.

  • Já se a causa para o incômodo for uma doença, será necessário um tratamento específico direcionado para a condição em questão;
  • Em diagnósticos que apresentarem um quadro de infecção de urina, o tratamento pode ser feito à base de antibióticos;

Mayo Clinic Isaac Corrêa Neto, médico coloproctologista e professor da Faculdade Santa Marcelina, CRM 118312.

Onde e a dor no flanco?

Ao realizar uma corrida ou algum tipo de treino, muitas vezes sentimos uma dor na região lateral do nosso corpo, logo abaixo das costelas. Essa dor é popularmente chamada de “dor nos flancos” ou, ainda, “dor lateral”. Entretanto, o termo correto é dor transitória abdominal associada ao exercício.

  • Essa dor inicia-se sempre na região abaixo da costela no momento da realização de um exercício;
  • Ela é tão intensa que normalmente nos força a interromper a atividade física até que o desconforto passe;
  • Existem diversas teorias para explicar por que essa dor acontece;

Normalmente associamos a dor à respiração , uma vez que, ao respiramos lentamente, o desconforto desaparece. Todavia, esse não é o único motivo que leva a essa dor. Veja a seguir algumas das principais teorias existentes para explicar a dor nos flancos: → Redução no fluxo sanguíneo do diafragma, um músculo responsável pela respiração.

  1. Essa teoria, apesar de bastante difundida, é uma das menos aceitas na atualidade;
  2. → Aquecimento realizado de maneira inadequada e excesso de exercícios;
  3. → Compressão do diafragma em razão do excesso de alimento no estômago;

→ Desconforto do diafragma em decorrência do movimento dos órgãos internos. → Respiração incorreta. → Fadiga desencadeada pelo atrito entre os órgãos internos. → Problemas de postura. Veja que muitas teorias são propostas, mas nenhuma se demonstra conclusiva.

You might be interested:  Doença Que Não Sente Dor?

Apesar disso, você pode recorrer a algumas medidas para evitar a famosa dor. Veja a seguir algumas dicas: → Faça exercícios de respiração. Além de ajudar na realização da atividade física, melhorá sua qualidade de vida até mesmo no que diz respeito à fala.

→ Nunca exagere no exercício. Saber seus limites é essencial para não prejudicar o corpo. → Alimente-se pelo menos uma hora antes do treino. → Ao realizar atividades em academias, por exemplo, sempre siga as recomendações de um profissional de Educação Física.

O que pode ser dor no flanco?

Causas de dor no flanco causa uma dor excruciante quando entra no ureter. O ureter contrai-se em resposta ao cálculo, causando cólica intensa (cólica renal ou ureteral) no flanco ou na parte inferior das costas, que frequentemente se estende para a virilha ou, nos homens, para um testículo.

O que tem no flanco esquerdo?

Este artigo não cita fontes confiáveis. Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável pode ser removido. — Encontre fontes: Google ( notícias , livros e acadêmico ) ( Fevereiro de 2013 )

Ver artigo principal: Abdômen humano Flanco esquerdo ou Lateral esquerda é uma das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se à esquerda da região umbilical , próximo à cintura. O principal órgão que se encontra sob esta região é o Rim esquerdo.

Quais os sintomas de inflamação no rim?

Sintomas. Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.

Onde se sente a dor nos rins?

Localização – Geralmente, a  dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

O que e uma dor no lado esquerdo da barriga?

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.

O que significa dor abaixo da costela do lado esquerdo?

A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente está relacionada com infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos.

Como faço para saber se tenho pedra nos rins?

Como saber se e gases ou apendicite?

O que significa dor abaixo da costela do lado esquerdo?

A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente está relacionada com infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos.

O que e uma dor no lado esquerdo da barriga?

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.

Onde se sente a dor nos rins?

Localização – Geralmente, a  dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

0
Adblock
detector