Quem Tem Diabetes Pode Encostar Pelo Inss?

Tenho diabetes: Posso solicitar algum benefícios do INSS? Uma dúvida comum entre os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) é se quem é diabético tem direito a algum benefício previdenciário. A pergunta é pertinente, visto que mais de 13 milhões de brasileiros sofrem com diabetes no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

• Leia mais: De antemão, a resposta é sim! A diabetes é uma doença que pode assegurar aos segurados do alguns benefícios, entre eles o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, por exemplo.
  • Enquanto o primeiro tem caráter temporário, o segundo pode perdurar de forma definitiva.
  • Mas atenção: a diabetes, inicialmente, não é uma considerada uma doença que incapacita a pessoa para a vida profissional.

Sendo assim, é importante esclarecer que a enfermidade por si só não assegura o direito de benefícios do INSS, Isso porque, quando diagnosticada e controlada, o cidadão consegue conviver com doença sem que ela afete seu cotidiano laboral. Por outro lado, com o passar o tempo, e observando a evolução da diabetes, é possível que o trabalhador tenha uma piora no quadro, impossibilitando a realização de atividades do dia a dia e acarretando na sua incapacidade temporária.

1. Em casos mais avançados da doença, por exemplo, é comum também o diabético desenvolver cegueira ou amputar membros do corpo.
  2. Neste caso, a situação pode se configurar em aposentadoria por invalidez.
  3. Para ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, o segurado deve ter contribuído por pelo menos 12 meses junto ao INSS,

Enquanto o afastamento no primeiro caso dura em média mais de 15 dias consecutivos, no segundo ele é permanente. O segurado com diabetes que precisa solicitar o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez deve realizar um perícia médica que comprove sua incapacidade em razão da doença.
Ver resposta completa

You might be interested:  Chá De Tremoço Para Diabetes?

Qual o tipo de diabetes que aposenta?

Diabetes (CID 10 E11) pode dar direito a auxílio doença ou aposentadoria por invalidez? – Diabetes aposenta ( CID 10 E11)?. Sim, Diabetes pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, Primeiramente, devemos diferenciar os dois benefícios.

Enquanto o auxílio doença (também chamado de auxílio por incapacidade temporária) é devido àquele segurado que está incapaz temporariamente para o trabalho por mais de 15 dias, a aposentadoria por invalidez (auxílio por incapacidade permanente) é dada ao segurado que não tem mais condições de trabalhar, definitivamente.

Então, você deve ter em mente que é muito mais fácil conseguir um auxílio doença do que uma aposentadoria por invalidez, O portador da CID 10 E11 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.
Ver resposta completa

Como se encostar por diabetes?

Diabetes dá direito a aposentadoria por invalidez? – A diabetes por si só não garante o direito de receber a, porém em situações mais graves como quando a diabetes causa a amputação de membros do corpo ou cegueira por exemplo, o segurado pode ter direito a aposentadoria por invalidez.

• Mas para conseguir a aposentadoria por invalidez é necessário cumprir um período de carência, um número mínimo de contribuições mensais ao INSS, porém, em alguns casos específicos esse tempo de contribuição é anulado pelo INSS, como a diabetes que leva a cegueira por exemplo.
  • A aposentadoria por invalidez para pessoas com diabetes é possível desde que seja comprovada a incapacidade permanente para o trabalho.

E para isso é preciso passar por uma pericia médica. Os documentos básicos e que são obrigatórios para você levar no dia da perícia médica no INSS:

documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPFcomprovante de residênciacarteira de trabalhocarnês de contribuição (a GPS – Guia da Previdência Social) e os comprovantes de pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEIDocumentos médicos: laudos, exames, receitas, atestados e outros

You might be interested:  Qual Medico Trata De Diabetes?

Ver resposta completa

Quem tem diabetes tem direito a algum benefício do INSS?

O diabetes e os benefícios pagos pelo INSS – A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Este hormônio tem a função de quebrar as moléculas do açúcar, transformando em energia para manutenção das células do nosso organismo.

A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar até mesmo à morte. No Brasil existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis, alimentando se bem e praticando atividades físicas.
Ver resposta completa

Quais os direitos do diabético tipo 1?

Acesso a medicamentos – A Lei 11.347/06 determina que os portadores de diabetes recebam, gratuitamente, do SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar.

Os chamados insumos, que são as seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina; tiras reagentes de medida de glicemia capilar; e lancetas para punção digital, devem ser disponibilizados aos portadores de diabetes mellitus insulino-dependentes e que estejam cadastrados no cartão SUS e/ou no Programa de Hipertensão e Diabetes – Hiperdia.

O Sis-HiperDia é um cadastro feito pelo profissional de saúde dos pacientes diagnosticados com Hipertensão Arterial e Diabetes. O cadastro é feito em qualquer unidade de saúde do município.
Ver resposta completa

Qual é o valor da aposentadoria por invalidez?

Qual valor do benefício da aposentadoria por invalidez? O menor valor para os segurados da aposentadoria por invalidez é de 1 salário mínimo, no valor de R$ 1.212.
Ver resposta completa

Quem tem diabetes pode comer laranja?

As frutas que o diabético pode comer são principalmente as frescas, principalmente as que podem se comer a casca ou o bagaço e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço.
Ver resposta completa

You might be interested:  Sintomas Que A Diabetes Causa?

Qual o valor da diabete tipo 1?

O diagnóstico do diabetes tipo 1 é feito por meio da mensuração dos níveis de glicose presentes na corrente sanguínea, quando o paciente está em jejum. Se os valores obtidos por meio de um exame de sangue estiverem acima de 126mg/dl, o paciente já é considerado um diabético.
Ver resposta completa

Quem tem diabete tipo 2 pode pedir aposentadoria?

Conclusão – Aqui conversamos sobre o auxílio-doença por diabetes e a aposentadoria por invalidez por diabetes, que podem ser direitos dos segurados que possuem a doença. É muito importante destacar que o direito ao recebimento não se dá por ser portador da doença, e sim pela incapacidade para o trabalho que ela traz.
Ver resposta completa

Quem tem diabetes tipo 1 pode trabalhar?

Diabetes pode garantir direito à aposentadoria por invalidez do INSS?

• Problemas relacionados à podem impossibilitar o desenvolvimento das atividades rotineiras, e até mesmo interferir no próprio sustento do trabalhador.
  • Por isso, é importante conhecer seus direitos e saber que há enfermidades que garantem o direito à aposentadoria por invalidez, devido ao agravamento do estado clínico.
  • No entanto, esse é um assunto pouco falado e muitos acabam não recorrendo ao auxílio que é disponibilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
  • Devido às dúvidas sobre esse tema, hoje ressaltamos uma doença bastante comum que acomete grande número de brasileiros: a diabetes.
  • Essa enfermidade é causada pela falta ou má absorção de insulina, o que resulta em um alto nível de glicose no sangue.
  • As pessoas que possuem diabetes podem continuar trabalhando normalmente, mas com o tempo, a doença pode debilitar o trabalhador a ponto de não poder mais exercer funções laborais.
  • Nesse momento, é hora de pedir apoio.
  • Então, se você possui diabetes e quer saber como ter acesso ao benefício pago pelo INSS, continue acompanhando este artigo e veja quando o diabético pode solicitar a aposentadoria por invalidez.