O Que Significa Dor No Pe Da Barriga Lado Esquerdo?

O Que Significa Dor No Pe Da Barriga Lado Esquerdo
O que é dor no lado esquerdo da barriga? – A dor do lado esquerdo da barriga pode estar associada a diversas situações, na maioria das vezes podem ser gases ou prisão de ventre. Em outros casos, é sinal de um problema mais sério.

Estou com uma dor no pé da barriga do lado esquerdo o que pode ser?

A dor que surge no lado esquerdo da barriga pode ser sintoma de diversas condições de saúde, desde gases até condições crônicas, como a doença de Crohn e outras Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). As dores abdominais normalmente não apontam para um único órgão, podendo ser originárias de vários órgãos de dentro da barriga.

Além disso, pode ser que o problema seja em uma região do abdômen e ela irradie para o lado esquerdo, fazendo a pessoa sentir uma dor mais forte neste local. Esta é a chamada dor referida. Justamente por isso o diagnóstico da causa da dor no lado esquerdo da barriga pode ser um desafio até para os médicos, então é importante que a pessoa não tente se autodiagnosticar, e sim procure atendimento para identificar a origem do problema – principalmente se apresentar febre , vômito diarreia ou fezes com sangue, dificuldade para respirar ou mal estar intenso associados a dor.

Estes sintomas podem indicar a presença de um quadro inflamatório, que necessite de tratamento através de antibióticos ou cirurgia. São diversas as possíveis causas da dor no lado esquerdo da barriga – seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal.

As mais comuns são gases, indigestão e constipação ( intestino preso ). Saiba mais: 7 sinais de que sua dor abdominal não é gases Contudo, condições específicas nesta região são bastante preocupantes, a apendicite e a doença de Crohn.

A apendicite é uma inflamação numa bolsa localizada no início do intestino grosso, que se não tratada com urgência pode estuporar e causar complicações como acúmulo de pus no abdômen. Apesar do apêndice estar localizado na região direita inferior do abdômen – e frequentemente provocar dor no lado direito da barriga – é comum que ela seja irradiada para a região central ou até para o lado esquerdo da cavidade abdominal.

Já a doença de Crohn faz parte do grupo de enfermidades conhecidas como Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Ela é um problema crônico, ou seja, que não tem cura, que acontece por uma desregulação do sistema imunológico – responsável pelas defesas do corpo.

Uma das causas mais comuns e importantes de dor a esquerda é a diverticulite aguda. Divertículos são pequenas saculações que surgem no intestino grosso, principalmente numa região à esquerda deste órgão, conhecida como sigmoide. Estes divertículos aumentam com a idade e tem relação com uma dieta mais proteica.

  1. O problema é que estes divertículos têm uma estrutura bem fina e podem perfurar, causando uma inflamação local e infecção;
  2. A maioria dos quadros desta infecção é limitada e o tratamento pode ser feito com antibióticos;

Mas uma parcela dos casos desta infecção é mais forte com formação de abscesso local, podendo ser necessária a cirurgia de urgência para retirada deste segmento do intestino. Outras possíveis causas para a dor no lado esquerdo da barriga na região inferior são: Endometriose ; Hérnia inguinal; Obstrução intestinal ; Infecção renal ou pedras nos rins; Dor associada à ovulação; Cistos no ovário; Inflamação na vesícula (vesiculite seminal); Colite ulcerativa e outros problemas no cólon; Câncer A dor na parte superior esquerda do abdômen pode indicar:

  • Diverticulite
  • Angina (redução do fluxo sanguíneo para o coração)
  • Empiema (infecção da membrana que envolve os pulmões)
  • Impactação fecal, ou seja, fezes endurecidas que não podem ser eliminadas
  • Gastrite (inflamação do revestimento do estômago)
  • Infarto
  • Esofagite (doença em que parte do estômago se projeta para dentro do tórax por uma abertura no diafragma causando refluxo)
  • Infecção renal ou cálculo renal
  • Pancreatite (inflamação do pâncreas)
  • Pneumonia
  • Embolia pulmonar
  • Estenose pilórica (obstrução quase completa da ligação entre o estômago e o intestino)
  • Ruptura do baço (secundário a trauma)
You might be interested:  Dor Na Cabeça Quando Aperta?

O diagnóstico da dor no lado esquerdo da barriga dependerá dos demais sintomas que a pessoa está sentindo, do seu histórico clínico – ou seja, outras doenças que tem ou teve – e do resultado dos exames solicitados. O médico pode requerer exames de sangue, como o hemograma completo , testes de urina e fezes e exames de imagem como raios-x, ultrassom , ressonância magnética e tomografia computadorizada para determinar a origem da dor. Especialistas que podem diagnosticar as causas de dor no lado esquerdo da barriga são:

  • Clínico geral
  • Gastroenterologista clínico
  • Cirurgião geral ou do Aparelho Digestivo

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade

Saiba mais: 10 perguntas comuns sobre dor abdominal O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Quando os sintomas começaram?
  • Em qual parte do abdômen a dor se encontra?
  • O que parece melhorar os sintomas?
  • O que parece piorar os sintomas?
  • Além da dor na lateral do abdômen, que outros sintomas você está sentindo?
  • Quais medicamentos e suplementos você toma?
  • Você está em tratamento para alguma doença ou condição? Qual?

É importante buscar ajuda médica com urgência para dor no lado esquerdo da barriga caso ela esteja associada a:

  • Febre
  • Pressão ou dor no peito
  • Trauma, como acidente ou lesão
  • Vômito com sangue ou náusea e/ou vômitos persistentes
  • Sangue nas fezes
  • Dor ao urinar ou micção frequente ou urgente
  • Pele amarelada
  • Inchaço no abdômen
  • Dor tão forte que não é possível ficar parado ou é preciso curvar-se para encontrar algum alívio

Também é preciso marcar uma consulta médica caso a dor abdominal permaneça por alguns dias. Saiba mais: Dor abdominal? 7 sinais que justificam ir ao médico O tratamento da dor no lado esquerdo da barriga vai depender da causa e gravidade do problema. Se a causa for uma diverticulite, por exemplo, pode ser necessário internação para tratamento com antibióticos venosos e até cirurgia para retirada do órgão afetado.

No caso da doença de Crohn, o tratamento é feito em etapas, dependendo da intensidade da doença. Normalmente são utilizados medicamentos que visam reprimir o processo inflamatório, a dor e os demais sintomas e depois manter a remissão da doença.

Também pode ser indicado um procedimento cirúrgico no caso de obstruções e outras complicações, como perfuração e abscesso. Mayo Clinic WebMD Ministério da Saúde.

Que órgão fica do lado esquerdo no pé da barriga?

Dor de barriga é um termo popularmente usado para descrever uma série de desconfortos abdominais que vão desde a má digestão até problemas mais graves, como apendicite. Na grande maioria dos casos, o desconforto é passageiro e pode desaparecer sem a necessidade de tratamento.

Mapa da dor de barriga: onde dói? Segundo o gastroenterologista Alexandre Sakano, do Hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo, o primeiro passo para diagnosticar a causa de uma dor abdominal é identificar o local exato da dor.

“Para isso, nós vamos dividir a barriga em nove quadrados, tal qual um tabuleiro de jogo da velha”, explica Sakano (veja na ilustração abaixo). •    Parte superior: hipocôndrios esquerdo e direito. Entre eles, está o epigástrio. •    Região central: está o mesogástrio, o meio da barriga, e os flancos de cada um dos lados.

•    Parte inferior: está o hipogástrio, que fica bem acima do púbis, cercado pelas fossas ilíacas direita e esquerda. •    Hipocôndrio direito e esquerdo O hipocôndrio é a região abaixo das costelas. Quando um indivíduo relata dor embaixo da costela do lado direito, as causas mais comuns são pedra na vesícula, problemas no fígado ou algum problema no intestino.

“Se você não estava sentindo nada e, de repente, sente uma dor forte embaixo da costela do lado direito, normalmente é pedra na vesícula”, diz o especialista. Do outro lado, temos o hipocôndrio esquerdo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço.

  1. “O hipocôndrio esquerdo é uma região que não possui muitos órgãos que causam dor;
  2. Tem o baço, a pontinha do pâncreas e um pouquinho do intestino;
  3. Sentir dor repentina no hipocôndrio esquerdo é raro de acontecer;
You might be interested:  Dor De Cabeca Com Enjoo Pode Ser O Que?

Se acontecer, é preciso investigar”, afirma Sakano. •    Epigástrio O epigástrio é a parte superior central da parede abdominal. Ele está localizado entre os hipocôndrios direito e esquerdo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o estômago. “A região do epigástrio é popularmente conhecida como boca do estômago e dores nesse local são associadas aos problemas estomacais, como gastrites, úlceras, refluxo”, explica Sakano.

Segundo ele, no caso específico do refluxo, a dor se origina na boca do estômago, mas sobe para o tórax. “Geralmente, o refluxo não causa dor repentina e intensa, pelo contrário. Quem sofre de refluxo convive com o problema há meses, até anos, e sente desconfortos que se assemelham a sensação de ‘queimação’ no peito”, diz o especialista.

Por outro lado, a gastrite ou as úlceras podem provocar dores agudas, que aparecem de repente, e podem ter diversas causas, como problemas de alimentação, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas ou mesmo o uso de algum medicamento que irritou a região.

•    Flancos direito e esquerdo Os flancos estão localizados na região umbilical, próximo à cintura. Tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, o principal órgão que se encontra sob essas regiões é o rim.

“Caso a pessoa sinta uma dor que irradie dos flancos (lateral do corpo) para as costas, o mais provável é que seja pedra nos rins”, diz Sakano. Além disso, dor na parte frontal do flanco esquerdo pode ser diverticulite, uma inflamação na parede interna do intestino.

Já a dor no flanco direito pode ser apendicite, uma inflamação no apêndice. •    Mesogástrio O mesogástrio está localizado na região central do abdômen, onde está o umbigo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o intestino delgado.

“O mais comum nos casos de dor nessa região é uma hérnia umbilical. Alguns sinais podem apontar para esse diagnóstico, como identificar que o umbigo que ficou um pouquinho saltado para fora, o que caracteriza uma hérnia”, explica o gastroenterologista. •    Fossas ilíacas direita e esquerda As fossas ilíacas se localizam do lado direito e esquerdo do corpo próximas ao quadril.

  • Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice;
  • No caso específico das mulheres, também estão os ovários;
  • Segundo Sakano, a dor pode irradiar e, por isso, uma mesma causa pode proporcionar dores em regiões próximas;

É o que acontece com os flancos e as fossas ilíacas. De forma geral, dor na fossa direita está relacionada a apendicite e dor na fossa ilíaca esquerda, diverticulite. Além das causas já citadas, dores na região ilíaca também podem estar associadas a problemas ginecológicos nas mulheres, devido a localização dos ovários.

  • Nesse caso, a dor pode estar relacionada a um cisto de ovário, cisto hemorrágico ou gravidez tubária;
  • “O ideal para fechar o diagnóstico é ter acesso a exames de imagem, como ultrassom, tomografia ou ressonância magnética para ajudar a identificar a origem exata da dor”, afirma o especialista;

•    Hipogástrio O hipogástrio está localizado abaixo da região umbilical e acima da região pélvica, na região do púbis. Nesta região está localizada a bexiga urinária. Nas mulheres, o útero. “Dor na região do hipogástrio está, geralmente, associada a problemas na bexiga, infecção de urina e problemas ginecológicos no útero e ovário”, diz Sakano.

Quando procurar atendimento médico? De acordo com Sakano, é preciso identificar a frequência e a intensidade da dor sentida antes de determinar se é necessário ou não procurar atendimento médico. Dor aguda é o nome dado a dor que aparece de forma repentina, enquanto que dor crônica é o incômodo que se mantém por dias, meses ou anos.

“Dor nunca é uma coisa normal. Contudo, é preciso compreender que sentir desconforto abdominal após comer demais ou comer uma comida mais pesada, como churrasco, é comum. Nesses casos, a dor dura pouco tempo e depois melhora”, explica o especialista. Por outro lado, dor aguda e intensa deve ser tratada com atenção.

O que pode ser uma dor no lado esquerdo?

O corpo humano é bastante complexo e, por isso, pode ser difícil conseguir identificar os reais motivos dos sintomas que surgem inesperadamente e, aparentemente, sem motivos. Uma das dores mais comuns e com bastantes incógnitas, é a dor no lado esquerdo da barriga.

Como saber se a dor e na bexiga ou no útero?

E normal sentir dor do lado esquerdo da barriga na gravidez?

Prisão de ventre e gases – A prisão de ventre é mais comum no final da gestação devido ao efeito dos hormônios e da pressão do útero sobre o intestino, que diminui o seu funcionamento, facilitando o desenvolvimento de prisão de ventre e surgimento de gases.

You might be interested:  O Que Fazer Para Aliviar Dor Lombar?

Tanto a prisão de ventre quanto os gases levam ao surgimento de desconforto ou dor abdominal do lado esquerdo e cólicas, além da barriga pode estar mais endurecida nesse local da dor. Conheça outras causas de cólica na gravidez.

O que fazer: Ingerir alimentos ricos em fibras, como gérmen de trigo, verduras, cereais, melancia, mamão, alface e aveia, beber cerca de 2 litros de água por dia e praticar exercícios físicos leves, como caminhadas de 30 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

Estou sentindo dor no pé da barriga pode ser gravidez?

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre , podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a  TPM por exemplo.

Onde e a dor de apendicite?

A dor da apendicite pode atingir toda a barriga, entretanto o mais frequente é uma dor localizada na fossa ilíaca direita, que é a parte inferior do abdome do lado direito. A dor faz com que a pessoa assuma uma posição antálgica com as pernas flexionadas em direção ao abdome.

O que pode ser uma dor no pé da barriga?

A dor no pé da barriga normalmente está relacionada com os órgãos presentes nessa região do abdômen, como o útero, a bexiga ou o intestino, por exemplo. As causas mais comuns tendem a ser pouco graves e incluem alterações do trânsito intestinal, como prisão de ventre, má digestão ou infecção urinária, por exemplo. Algumas das causas mais comuns para a dor no pé da barriga são:.

Como saber se estou com apendicite ou gases?

Onde se localiza a dor nos rins?

Localização – Geralmente, a  dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

Como saber se eu estou com dor nos rins?

Qual a diferença entre fisgada é pontadas?

Sinônimos de Fisgadas – Fisgadas é sinônimo de: pontadas.

O que pode ser uma dor do lado esquerdo do útero?

Menstruação – A dor ou pontada no útero é comum de acontecer na menstruação, já que durante esse período há aumento da produção de prostaglandinas, que são substâncias inflamatórias capazes de promover a contração uterina e levando à descamação da parede do útero, o endométrio, resultando na menstruação.

Quais são os sinais que o útero não vai bem?

Quais os sintomas da inflamação no útero?

Como saber se estou com apendicite ou gases?

Qual e o lado da apendicite?

A dor da apendicite ocorre do lado direito na parte baixa do abdômen. Fique atento, pois é necessário atendimento médico com urgência. Apendicite é a inflamação do apêndice , um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso.

Na maioria dos casos, o problema ocorre por obstrução da luz dessa pequena saliência do ceco pela retenção de materiais diversos com restos fecais. Veja também: Leia aqui entrevista completa sobre apendicite O quadro inflamatório-infeccioso característico da apendicite é mais frequente entre 20 e 30 anos e  pode ser extremamente grave.

Em caso de dor forte e localizada do lado direito na parte baixa do abdômen, procure ajuda imediatamente, pois apendicite pode evoluir em algumas horas e levar à morte se o paciente não for tratado a tempo.

Quais são os sintomas de uma apendicite inflamada?

Os sintomas da apendicite podem variar de acordo com a localização do apêndice, o tipo e a duração da inflamação, mas normalmente incluem dor abdominal intensa do lado direito da barriga, febre, perda de apetite, diarreia, náuseas e vômitos.

O que pode ser uma dor no pé da barriga?

A dor no pé da barriga normalmente está relacionada com os órgãos presentes nessa região do abdômen, como o útero, a bexiga ou o intestino, por exemplo. As causas mais comuns tendem a ser pouco graves e incluem alterações do trânsito intestinal, como prisão de ventre, má digestão ou infecção urinária, por exemplo. Algumas das causas mais comuns para a dor no pé da barriga são:.

0
Adblock
detector